Novo

08/08/2011

Como você tem encarado o seu chamado?

Por Marcony Jahel ► 

Atos dos Apóstolos

9.1 Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote

9.2 e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.

9.3 Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor,
9.4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
9.5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;
9.6 mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.
Com esses versículos começo a perguntar: "Como você tem encarado o seu chamado?"

Aqui em Atos é narrado o chamado de uma dos maiores missionários já conhecidos, um homem que perseguia todo e qualquer pessoa que fosse um seguidor de Cristo, em especial os discípulos, um homem que se chamava Saulo e passa e ser conhecido como o Apóstolo Paulo, o texto narra que quando veio sobre ele a luz vinda de Cristo ele caiu por terra e imediatamente obedeceu as ordem vindas de Cristo e você, como tem encarado o seu chamado?  você tem obedecido? você tem sido um incansável? você tem zelado pela sua vocação? como você tem encarado o seu chamado?

Todos os dias somos chamados à alguma coisa, somos chamados a sermos alguma coisa, e ao chamado espiritual esse temos que ter um zelo especial, levando em conta a vida do Apostolo Paulo vimos que ele não negligenciou o chamado, pois uma vez escolhido ele foi convertido dos seus maus caminhos, e levado ao caminho da cruz, e em nenhum momento ele demonstrou infidelidade ao que lhe foi proposto, pelo contrario ele esteve sempre disposto a propagar a palavra de Deus, fez varias viagens missionárias foi de perseguidor a perseguido,  ficou cego para poder enxergar, sentiu na pele todo os atos de perseguição e mesmo assim não desistiu, não desanimou ou mesmo fraquejou, o Apostolo Paulo é um exemplo de pessoa que encara o chamado com muita seriedade e compromisso, mais vamos a alguns pontos que pode ser reconhecidos como chamado.

1) Aspectos de um chamado:

A tempos pessoas são chamadas a santidade, adoração e salvação, e professam a fé diante de todos e assim são mais que abençoados perante aos olhos de Deus, mas ha vários aspectos de um chamado pois nem todos foram chamados as episcopado, Deus na sua infinita sabedoria escolheu e chamou cada um conforme o Seu proposito 
E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, [Efésios 4.11:12]
O que seria do corpo se só tivéssemos braços ? ou mesmo só pernas? o proposito de Deus é uma unidade no seu chamado, outro dia estava assistindo um desses canais de TV "gospel" e o pregador dizia: "... ei você que esta sentido o chamado para ser um patrocinador, não tape os seus ouvidos para Deus e pegue agora mesmo um boleto e vá a uma agência bancaria mais próxima de sua casa e faça o que tem que ser feito...", aja vista que uma obra não funciona sem dinheiro seria realmente  um chamado divino, mais tomemos cuidados com as redes diabólicas do inimigo, Deus levanta pessoas para vários pontos na obra e se você realmente sente o chamado para patrocinar toda e qualquer tipo de obra amem por isso, mais um chamado não é só para patrocinar, ou para ministério de louvor, ou para campo missionário, ou pastorear uma igreja, Deus chama pessoas para orar, para adorar em espirito e em verdade, chama para zelar pela fé, zelar pelos irmãos, fazer benevolências, sermos carismáticos, somos chamados a uma vida separada sem sairmos do meio em que vivemos. Entendamos que ser missionário aqui no mundo em que vivemos é muito mais do que pensamos o nosso chamado é diário e constante, lembre-se do que esta escrito em Romanos 8:30
E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Deus capacita aos que Ele chama...


2) Entendendo o chamado:

Certa feita pregou um Pastor sobre missões e um jovem logo correu depois do sermão e foi conversar com o pregador dizendo:  "... Pastor quer ir pregar na Africa..." o Pastor por sua vez com muita sabedoria falou para o jovem: "... porque você não começa o seu campo missionário em sua própria casa, vizinhança, bairro, cidade e pais???...", as vezes não entendemos para que deus tem nos chamado, eu mesmo questionei várias vezes o porque Deus ter me enviado para Rondônia, e agora começo a entender os planos de deus, tem um ditado que diz: "Deus escreve certo por linhas tortas" só que eu entendo que "Deus escreve certo por linhas certas", não a falhas nos planos de Deus, queremos ganhar o mundo e não ganhamos nossos familiares, queremos ganhar o mundo e não evangelizamos e nem ao menos oramos por nossos vizinhos, amigos de trabalho ou da escola, não despertamos atenção para os nosso governantes, e mesmo assim queremos ganhar o mundo. Entendamos que o nosso chamado é único e quase sempre específico, não tapemos nossos ouvidos ou  fechemos nossos olhos ou até mesmo lacremos nossos bocas para o chamado de Deus, pois se Deus te chamou para um simples trabalho faça como fosse o único, e o último, não importando se vão ver ou não, não se importando se vão agradecer ou não o que importa é que é chamado de Deus e você precisa agradar a Deus.

3) Exercendo o chamado:

Quase sempre fazer o que Deus manda torna-se muito complexo, quantas vezes queremos orar na madrugada ou até mesmo num horário normal e somos surpreendidos por pensamentos não tão convencionais, quantas vezes separamos tempo ou dinheiro para investir na obra e acabamos por gastar até mesmo sem perceber. 
O Apostolo Paulo foi chamado e entendeu o seu chamado e assim saiu a exercer o que lhe foi proposto, temos que tomar cuidado para não julgarmos que o que  estamos fazendo seja o mais do que o correto, temos que ter muito discernimento do Espirito Santo para não temos a mente cauterizada, e para que não sejamos pedra de tropeço, temos que lutar para conseguirmos prosseguir sempre para o alvo que é Cristo, e que sempre quando formos exercer o chamado seja qual for o chamado, nos apeguemos ao desempenho cristocêntrico. 


Conclusão:

Quer seja pregando, blogando, servindo, orando, divulgando, estudando, lecionando, enviando, sendo enviado,  não importa sua atividade escute o chamado de Deus para sua vida e não fuja de seus compromissos, encare o seu chamado e seja feliz servindo ao Senhor.


E no mais que Deus nos ajude

Ósculo Santo por parte de Cristo Jesus.

Autor: Marcony Jahel . 





Print Friendly and PDF

2 comentários :

  1. Deus tem um chamado especial para cada um de nós. Quem não tem chamado para ser pastor, pregador, cantor, diácono, etc., tem chamado para trabalhar com crianças, para dirigir grupos, para evangelizar, para orar e interceder pela obra, pra ajudar a obra a crescer. Escrevi no meu blog uma postagem semelhante, que fala de renunciar a perseguição na igreja e buscar levar a palavra de Deus ao máximo de pessoas possível:

    http://estereotipodaperfeicao.blogspot.com/2011/08/quem-ira-jesus-te-chama.html


    Deus pergunta quem irá.

    ResponderExcluir
  2. A vida vive seu curso normal, esse é o chamado e somos nós seres humanos que esquecemos que estamos aqui de passagem e muitas vezes esquecemos-nos de viver nosso dia como se ele fosse o ultimo. Porque ele poderá ser e temos uma espiritualidade infinita, mas deixamos que ela adormeça. Acordar para os grandes momentos da vida é importante, é um aprendizado que devemos cultivar como uma planta que devera florescer em nossas vidas. Simples, esse é o ciclo da vida, você nasce, cresce e morre. Tratando de psicologia, se não vivermos aproveitarmos a vida durante seu ciclo na terra, estaremos vegetando e não desfrutaremos das coisas boas que ela pode nos oferecer. abs.

    ResponderExcluir

Ola querido(a)s Leitore(a)s ...Não mais aceitaremos os comentários anônimos..

 
Copyright © 2013 Hospital da Alma | Editado por Marcony Jahel
    Twitter Facebook Google Plus YouTube