Novo

14/11/2010

Moisés. Mais que um profeta. Um amigo de Deus.

Em tempos tão difíceis como os que vivemos; ter amigos de verdade se torna tão raro quanto necessário. Alguém que seja mais do que um simples conhecido ou colega. Salomão declara em Eclesiastes 4 que “... é melhor serem dois do que um... porque se um cair, o outro ajuda a levantar...”.  Amigos de verdade são necessários e nos fazem bem.
Números 12 nos traz o relato de um momento interessante: Miriã e Arão criticavam abertamente Moisés, seu líder, irmão e amigo. Ele havia tomado uma mulher cuxita (etíope) pra si. Não havia na verdade um motivo aparente, mas o fato é que eles buscavam encontrar algum motivo para julgar a liderança de seu irmão Moisés. O ofendido nada responde. Fica quieto. Moisés era um homem manso e humilde.
Até que surge a figura que me chama mais à atenção nesse texto: A figura de Deus.  Deus convoca a família à Tenda. Era um momento de “gabinete” familiar? Parece... rsrs. Mas o fato é que Deus pede que Miriã e Arão se aproximem e Moisés se afaste.
E aí que a situação fica interessante. Deus não vem apenas como Senhor, mas como amigo de Moisés. A repreensão de Deus é veemente e pessoal. Ele não aceita que se fale nada contra Moisés. Para Deus, Moisés não era um mero profeta. Não era apenas um porta-voz. Era um grande amigo.
“... e ele disse: “Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele”. Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor...”. Núm 12:6-8
Que lindo! Deus sai pessoalmente à defesa de Moisés. Com Moisés, Deus não tinha meio termo, não tinha “cerimônia”. Ele falava o que queria de forma direta e clara. Embora todos os outros profetas tivessem importância para o Senhor, Moisés destacava-se pela busca de um relacionamento mais perto de Deus. Era um relacionamento estreitado, de amizade!!
Deus defendia Moisés como um amigo leal defende o outro!  Olhando para isso nos lembramos do que Jesus diz mais à frente:
“Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido”. João 15:15
Deus quer que construamos com Ele um relacionamento direto, franco e sadio. Deus não é “frio e impessoal”.  Ele quer estar próximo de nós. Deus quer ser reconhecido pelo que Ele é, e não pelo que Ele pode fazer por nós. Quer que estejamos com Ele pelo simples prazer de estar.
Deus não quer amigos “interesseiros”. Mateus 7:23 diz que “aqueles que Ele não conhece” não ficarão nem perto Dele naquele Dia.
Deus quer seu coração aberto. Fale pra Ele o que você, quer, pensa, deseja. Diga pra Ele o que você gosta ou não gosta. Seja transparente. Ele quer ser seu amigo.
Mas lembre de que uma amizade só se constrói quando nos predispomos a conhecer o outro e nos deixamos conhecer. Busque conhecê-lo. Você vai achar mais do que um Deus e Senhor. Descobrirá um Amigo Fiel.
Glórias a Ele!

 Autor: Pr. Marcello Matias.
http://prmarcello.blogspot.com


Print Friendly and PDF

5 comentários :

  1. Moisés foi o único, da nação israelita, a subir o monte. Uma demonstração de intimidade com Deus, que os demais não tinham. 40 dias e quarenta noites a sós com Deus, tal qual Jesus no deserto.Quando Moisés desce do monte, demonstra tanta revolta pelo bezerro fabricado que se ira e quebra as tábuas do mandamento que recebera de Deus. Em um segundo; se distanciou, perdeu a comunhão. Ex 32: 19,20.Deus o fez subir ao mesmo monte e renovar à comunhão. Dessa vez, ao descer, o rosto de Moisés resplandece. Ex34:29.

    Se estamos em comunhão com Deus e mesmo assim "fabricamos bezerros", precisamos, imediatamente, restabelecermos a comunhão, subir novamente ao monte, conversar, passar tempo se quebrantando diante de Deus, para que o nosso rosto resplandeça e Ele se agrade de nós.
    Paz do Senhor meu irmão que Palvra tremenda, muito me edificou que Deus continue abençoando o irmão te enchendo de sua graça, misericórdia e favor. Que a Palvra do nosso amado Senhor e Salvador flua em você como rios de aguas vivas e alcance vidas e vidas e sejam elas libertas pelo Poder do Espirito Santo. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. gosteii mt de td mais eu queria saber o por que de um fotografo dentro da agua em que moises passo depois de Deus tela aberto!

    ResponderExcluir
  3. @beatriz, é so uma foto, so uma ilustração, nada concreto..rs

    ResponderExcluir

Ola querido(a)s Leitore(a)s ...Não mais aceitaremos os comentários anônimos..

 
Copyright © 2013 Hospital da Alma | Editado por Marcony Jahel
    Twitter Facebook Google Plus YouTube